SINODAL: UMA INSTITUIÇÃO CONECTADA COM O FUTURO

MOVIDO PELA VISÃO DE SER REFERÊNCIA EM ESTRUTURA PEDAGÓGICA, FÍSICA E TECNOLÓGICA NO SUL DO BRASIL, O COLÉGIO SINODAL DE SÃO LEOPOLDO/RS ENCONTROU NA HT SOLUTIONS A MELHOR PARCERIA PARA IMPLANTAR UMA NOVA SOLUÇÃO DE REDE WIRELESS, ASSEGURANDO EXPERIÊNCIAS DIGITAIS ESTÁVEIS E FLUIDAS A TODO O CORPO DISCENTE

Recebendo diariamente centenas de crianças e jovens do berçário ao ensino médio, o Colégio Sinodal de São Leopoldo, a 35 km de Porto Alegre, abraça o desafio de garantir um ambiente propício à construção do conhecimento e à formação de lideranças. Na Era da Informação, esse compromisso implica dispor de uma infraestrutura tecnológica capaz de entregar mobilidade e fluidez na comunicação, oferecendo simplicidade de acesso e navegabilidade. Ciente dessa demanda, a instituição buscou o suporte da HT Solutions para repensar sua rede interna, com vistas a garantir uma experiência digital superior para estudantes e  colaboradores.

Em instituições de ensino como o Colégio Sinodal, há uma exigência muito alta no que se refere à infraestrutura tecnológica, pois são centenas de usuários conectados simultaneamente à rede. Com o “boom” da mobilidade, a oferta de wi-fi precisa ser capaz de integrar os mais variados dispositivos de diferentes fabricantes, provendo adequada largura de banda e cobertura de sinal em toda a estrutura física.

Sem gerenciamento centralizado e baseando-se em equipamentos comerciais multimarcas de menor capacidade, a solução de rede originalmente adotada no Colégio Sinodal logo se mostrou insuficiente, exigindo até mesmo sucessivas reinicializações do equipamento. Diante dessa situação, a escola solicitou à HT Solutions um projeto para entregar alto desempenho de maneira consistente, sem perder de vista os custos da implantação. Após diagnosticar as necessidades do cliente, o gerente de contas e Champion HPN Eduardo Steffen apresentou uma solução de mobilidade com controladora wireless capaz de atuar tanto como controladora para os access points quanto como um switch PoE para alimentação dos access points (HP 830 24P PoE+ WiredWlan). O modelo de access point adotado foi o HP 425 Wireless Dual Radio, com posicionamento criterioso dos equipamentos a partir da análise do ambiente, assegurando performance balanceada com adequada cobertura.

De acordo com o profissional da HT Solutions, a oferta de uma rede estável e controlada, dotada de gerenciamento centralizado, e a garantia de continuidade das linhas de produtos HPN são diferenciais do projeto. “Os benefícios para o cliente foram uma melhor capacidade de gestão, a redução dos chamados por inatividade ou baixa qualidade de conexão, a integração com dispositivos de diferentes vendors e a proteção do investimento, uma vez que HP entrega uma linha de produtos sólida e coesa”, sentencia Eduardo Steffen.

“Mais do que bons preços, a equipe da HT Solutions apresentou comprometimento com nossas necessidades, permitindo dimensionar com mais clareza o investimento necessário.”  
André Schmidt, gerente de TI do Colégio Sinodal

Outros cases