FLEXIBILIDADE E ROBUSTEZ À ALTURA DA CADERODE

COM A VIRTUALIZAÇÃO DE DESKTOPS, FABRICANTE DE MOBILIÁRIO CORPORATIVO CONQUISTA AMBIENTE DE T.I. TÃO EFICIENTE QUANTO OS PRODUTOS QUE FORNECE DE NORTE A SUL DO BRASIL. SEDIADA NA SERRA GAÚCHA, COMPANHIA CONTOU COM TODA A EXPERTISE DA HT SOLUTIONS NA IMPLANTAÇÃO DO SEU PROJETO DE VDI

Sob o conceito “Conforto para inquietos”, a Caderode desenvolve cadeiras, estações de trabalho e mobiliário corporativo em geral para oferecer ambientes inspiradores a seus clientes. Para tanto, flexibilidade e robustez precisam caminhar de mãos dadas, antecipando as exigências do mercado. E essa filosofia, na empresa fundada em Flores da Cunha há mais de 20 anos, é levada a sério de ponta a ponta – inclusive no ambiente de TI, que recentemente incorporou uma moderna solução de VDI (Virtual Desktop Infrastructure) com o suporte da HT Solutions.

Computadores têm muito a ver com os produtos da Caderode. À medida que uma empresa vai crescendo, seu mobiliário precisa ser atualizado, ajustando-se às novas demandas para otimizar o fluxo de trabalho. E, na área de TI, os desafios são bem semelhantes – como a própria fabricante de móveis pôde atestar. Com cada vez mais usuários dependendo de suporte, o desktop tradicional, sem gerenciamento centralizado, tornou-se um incômodo para a Caderode, implicando riscos à segurança e dificuldades de manutenção. “Em caso de problema no desktop do usuário, o diagnóstico e a resolução acabavam demorando muito”, explica o gerente de contas da HT Solutions, Diego Hoffmann, que trabalhou com o colega Deivis Carobin no projeto. Segundo ele, outra dificuldade em ambientes tradicionais é o “engessamento” frente a demandas crescentes de processamento. “Quando a máquina do usuário não atende mais ao seu propósito, é preciso realizar upgrade ou adquirir uma nova”, pontua Hoffmann, frisando que esta é uma resposta paliativa e, normalmente, demorada.

A fim de garantir dinamismo, robustez e economia à Caderode, a HT Solutions propôs uma solução de VDI com plataforma Microsoft Hyper-V rodando em Windows Server 2012. “Toda solução foi embarcada em servidores HP DL380 e armazenada no HP StoreVirtual 4000”, explica Diego Hoffmann. Thin clientes T610 – com consumo de energia até 90% menor que o de um desktop tradicional – completaram a nova infraestrutura. Com isso, a companhia ganhou flexibilidade para ajustar a capacidade computacional disponibilizada a cada usuário e, de quebra, um sistema de gerenciamento muito mais simples.

Para o analista de TI da Caderode, Fábio Fortunati, a solução provou-se robusta e eficaz, permitindo aumento da produtividade e redução de custos. “Agora, o usuário pode acessar seu perfil em qualquer terminal da empresa, sem ter de retornar ao próprio posto de trabalho”, relata o profissional, acrescentando: “Os thin clients nos deram fluidez e velocidade, além de praticamente não exigirem manutenção”. Fortunati relata que o VDI melhorou também a gestão da segurança. “Agora consigo disponibilizar softwares específicos para cada usuário sem a necessidade de tê-los em cada máquina, nem perder tempo configurando diferentes permissões”. Outro ponto considerado extremamente positivo pelo analista diz respeito à simplicidade de administração: “Consigo gerenciar e realizar eventuais intervenções nos desktops virtuais de forma rápida e fácil a partir de um único console”, comemora, antes de finalizar: “É uma solução completa, com uma gama enorme de vantagens”.

Outros cases