SOLUÇÕES INTELIGENTES DE T.I. OTIMIZAM GESTÃO NA AREZZO&CO

LÍDER EM CALÇADOS, BOLSAS E ACESSÓRIOS FEMININOS NO BRASIL, COMPANHIA ELEGEU A HT SOLUTIONS COMO PARCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SAP. EXPERTISE E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE GARANTIRAM NÃO APENAS O SUCESSO DO PROJETO, MAS TAMBÉM UMA REDUÇÃO DE 50% NO CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE

Dona de quatro marcas extremamente reconhecidas no setor – Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman – a Arezzo&Co é hoje a maior calçadista brasileira, comercializando mais de nove milhões de pares de sapatos por ano, além de bolsas e acessórios. Fortalecer dia a dia esta posição no mercado é um desafio que exige postura inovadora, tanto no desenvolvimento de produtos quanto na administração da empresa. Por isso, seguindo sua filosofia de aprimoramento contínuo, o grupo decidiu adotar o sistema integrado de gestão SAP, líder mundial no segmento de softwares corporativos. Escolhida para dimensionar e implantar a infraestrutura para o novo ERP (enterprise resource planning), a HT Solutions também desenvolveu – junto ao CIO e ao gestor de TI da Arezzo&Co, respectivamente Kurt Ericksson Richter e Fabiano de Toledo Marques – um plano de contingência para continuidade do negócio, considerando o próprio sistema e as mais de quinhentas franquias e lojas próprias do grupo.

Atuando no “sizing” (dimensionamento do hardware para as demandas do negócio) fornecido pela consultoria SAP, a HT Solutions conseguiu reduzir pela metade o custo total do projeto (TCO), mantendo ou superando o desempenho necessário. Para tanto, os servidores recomendados originalmente (dotados de quatro processadores) foram substituídos por blades de dois processadores com os novos chips Intel Xeon E5-2600v2, capazes de entregar performance equivalente no padrão SAP. Foram empregados 15 servidores blade BL460Gen8 e dois storages 3PAR 7200 com Dynamic Optimization, Adaptive Optimization e Remote Copy. A solução contou ainda com appliance de backup em disco StoreOnce 4500, biblioteca de fitas MSL2024 e switches LAN 5120 com portas de 10 Gb para interligação dos dois datacenters. No que diz respeito ao software, foram fornecidas licenças de VMware vSphere Standard, VMware vCenter, Red Hat Enterprise Linux e Red Hat Cluster HA, além do HP Data Protector para backup.

A solução desenhada pela HT Solutions priorizou a continuidade do negócio, assegurando que o ambiente permaneça em funcionamento na eventualidade de um desastre. Para isso, o data center responsável pelas aplicações de qualidade e desenvolvimento opera também como stand-by do data center encarregado das aplicações da produção. De acordo com o arquiteto de soluções ESSN Aury Fink Filho, da HT Solutions, que atuou no projeto ao lado do gerente de contas Sérgio Costa, o storage escolhido habilita também uma futura implantação do 3PAR Peer Persistence, que permite estender um cluster VMware entre dois data centers. “Então o stand-by deixa de existir, pois ambos os data centers se tornam ativos, aproveitando-se melhor seus recursos de hardware”, explica o consultor.

Na liderança mundial no segmento, os servidores blade da HP foram uma escolha estratégica para a Arezzo, assim como a solução de armazenamento 3PAR – que, num ambiente SAP (em que a demanda por desempenho do storage é alta), permite uma importante economia em discos, oferecendo performance superior através da tierização de blocos com Adaptive Optimization em conjunto com drives SSD. Por fim, cada data center recebeu um appliance HP AppSystem for SAP HANA (tecnologia de computação em memória e big data que fornece dados em tempo real à empresa), implantado pela própria fabricante, que ostenta o maior número de certificados para o ambiente SAP no mundo. Para Sérgio Costa, a solução completa apresentada pela HT Solutions selou o negócio. “A Arezzo precisava de um parceiro que entregasse a solução de ponta a ponta, com hardware, software e serviços capazes de garantir um ambiente 100% otimizado para o novo ERP e a continuidade do negócio”, define o gerente de contas.

Outros cases