Universal Leaf Virtualiza desktops

Quando decidiu virtualizar suas estações de trabalho na matriz em Santa Cruz do Sul/RS, a Universal Leaf Tabacos (subsidiária da gigante Universal Corporation) queria também alta disponibilidade, a fim de manter o ambiente em operação mesmo no caso de perder um data center inteiro. Confiou o trabalho à HT Solutions, que então apresentou uma solução robusta e escalável, garantindo o melhor custo-benefício e tranquilidade para futuras ampliações.

De acordo com o arquiteto de soluções ESSN HT Solutions, Aury Fink Filho, empregou-se na matriz gaúcha um storage HP P4300 de 7,2TB, deixando ativos tanto o data center primário, quanto o secundário, e economizando espaço em disco com o Thin Provisioning. Foram utilizados dois servidores DL380G7 com 128GB de RAM (um em cada centro de processamento), além do sofware VMware View Premier, thin clients HP T5540 e quatro switches com módulos de 10GbE. Dois servidores pré-existentes na empresa também foram reaproveitados nos data centers.

Satisfeita com a virtualização, a Universal Leaf adotou a mesma solução na filial em Joinville/SC e ainda se valeu da excelente escalabilidade para expandir toda a infraestrutura, agregando novos equipamentos. “Hoje são 120 estações virtuais”, relata Aury Filho, acrescentando: “Nesse ambiente, o cliente possui mais de 50 máquinas virtuais, que executam praticamente toda a estrutura do negócio”.

Outros cases