Unimed Vale do Taquari

REFERÊNCIA EM GESTÃO PARA OUTRAS UNIMEDS DO BRASIL, COOPERATIVA MÉDICA DOS VALES DO TAQUARI E RIO PARDO, NO RIO GRANDE DO SUL, ATENDE MAIS DE 220 MIL CLIENTES EM SUA REGIÃO DE COBERTURA. HT SOLUTIONS FOI ESCOLHIDA PARA GARANTIR SEGURANÇA, ROBUSTEZ E DISPONIBILIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FIGURINHA CARIMBADA NO GUIA VOCÊ S/A DE MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO PAÍS, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, que também abrange parte do Vale do Jacuí, cobre um total de 59 municípios desde a porção central do Rio Grande do Sul até a Região Metropolitana de Porto Alegre. Somando mais de 220 mil clientes, é a terceira maior Unimed do estado neste quesito.

Para fazer frente à demanda, a Unimed VTRP conta com cerca de 500 colaboradores e mais de 680 médicos cooperados, além de uma robusta infraestrutura de TI com alta disponibilidade, conforme explica o coordenador da área, Jean Fuchs. “Todo o processamento das informações é efetuado em data centers próprios”, enfatiza. Ele conta que um novo sistema de atendimento foi implantado em todos os consultórios médicos e prestadores de serviços vinculados à cooperativa, permitindo autorização de consultas, solicitação de exames e outros serviços via web. “São mais de 1.300 usuários simultâneos, e os sistemas precisam estar online 24 horas por dia, sete dias por semana”, observa Fuchs.

Cliente da HT Solutions desde 2008, quando foram montados dois data centers redundantes com soluções HP, a cooperativa sediada em Lajeado/RS contou novamente com a parceira na hora de ampliar sua infraestrutura de TI. Após detalhado estudo do caso, o arquiteto de soluções ESSN Aury Fink Filho e o gerente de contas Sérgio Costa, da HT Solutions, desenvolveram com o cliente uma solução baseada em dois enclosures HP C7000, cada um com quatro lâminas BL460c Gen8 e dois módulos de conectividade FlexFabric 10Gb/24, sustentando cluster de Oracle RAC, ambiente de virtualização com VMware Enterprise e banco de dados Progress para aplicações Totvs de Gestão de Operadoras de Saúde.

Foram adotados dois storages 3PAR 7200 (replicados em tempo real nos dois data centers), cada um com oito SSDs de 100GB, 40 discos de 900GB e 16 unidades de 4TB Nearline-SAS, provendo 3 camadas de armazenamento. Os softwares Dynamic Optimization (para otimização de performance), Adaptive Optimization (migração de dados em nível de bloco entre camadas de discos), Remote Copy (replicação de dados) e Virtual Copy (snapshots) também integraram o pacote, assim como o App Suite for Oracle, que possibilita recuperação rápida e consistente de dados.

Dois switches SAN de 24 portas de 16Gb foram utilizados em cada data center, com interligação por fibra ótica monomodo a 16 Gbps. Já o software HP Data Protector, com tecnologia StoreOnce, oferece desduplicação para otimizar o espaço em disco nos backups, que são realizados num storage EVA4400 legado.

“A solução implementada pela HT Solutions foi muito consistente e veio ao encontro do que buscamos no dia a dia – simplicidade no gerenciamento com robustez e segurança”, avalia o coordenador de TI da Unimed VTRP. “Além da disponibilidade dos sistemas, com os novos equipamentos também agregamos muito em agilidade e tempo de resposta, resultando num melhor atendimento ao cliente”, finaliza Jean Fuchs.

Outros cases